Profissionais X Amadores

Home / Blog / Profissionais X Amadores

A curiosidade pode criar especialistas e entusiastas.

Se interessar por um assunto é a centelha para definir dois caminhos em nossa cabeça: ser um entusiasta apaixonado acerca daquele assunto ou ser um especialista comprometido. E como curiosidade pouca é bobagem, especialistas e entusiastas podem se confundir e pregar peças nos mais desatentos, podendo resultar em desastres em cadeia. A Macuza te ensina a escapar dessa cilada, revelando as principais características de cada um.

O especialista

O especialista é aquela pessoa que, além de ser um apaixonado pelo objeto de seu ofício, busca conhecimentos e certificações reconhecidas no segmento que rege sua especialidade e está em constante aprimoramento e aprendizado. É o profissional que exerce a função na área que domina e, na maioria das vezes, possui formação acadêmica ligada à sua área.

O entusiasta

Já o entusiasta é um apaixonado por aquele tema que o fascina mas não busca parâmetros de qualidade na área e nem se profissionaliza, tratando, na maioria das vezes, da atividade como um hobby. Eventualmente presta seus serviços como renda extra e dificilmente entrega algum projeto compromissado com as diretrizes mínimas requeridas pela área escolhida.

Em outras palavras…

Quando queremos qualidade, compromisso, experiência e know-how em nossos projetos, precisamos de um especialista — o profissional que vai satisfazer tanto o senso crítico de sua própria comunidade quanto de seus clientes. Ou caso não seja preciso nada disso e a ideia for apenas diversão sem compromisso, procure um entusiasta que a diversão é garantida. Ou não. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *